☆ sobre a ilusão de ter hobbies;
Imagine que isso é como um café virtual. Eu falo, você lê, e no fim, talvez a gente concorde :)
Acho que a parte mais fácil é começar algo. Difícil é aceitar que, no começo, a gente é ruim mesmo.
Acredito que existem uma grande ilusão de quem pensa em começar a ter um hobby: que será algo fácil e divertido de primeira.
Obviamente, tudo pode mudar dependendo do hobby e da pessoa. Porém, acredito que na maioria das vezes, muita gente (incluindo eu) desiste de algo que gosta por não ser “boa o suficiente” ou por não ter retorno (seja continuar entediada, seja não ter likes, seja não ganhar dinheiro com isso).
No Google, a definição de hobby é “atividade exercida exclusivamente como forma de lazer, de distração; passatempo.” e eu acho que é exatamente dessa definição que muitas pessoas se esquecem.
Estamos vivendo em uma época onde a internet influencia muito nossos pensamentos. As vezes, você vê um vídeo de uma menina colorindo e quer colorir também (e isso, em partes, é uma boa influência!). É ótimo que você tenha o desejo de começar um hobby, de ocupar a mente com algo positivo e de querer sair da rotina. Essa influência começa a ser preocupante quando você quer ter a mesma habilidade de colorir que a menina do vídeo, sendo que ela teve muito mais tempo de prática, já testou diversas técnicas e você é apenas uma iniciante querendo se divertir. Quando você tentar colorir, não vai sair igual ao desenho da menina, porque obviamente, você acabou de começar!!!
A comparação com pessoas da internet nos torna doentes de várias maneiras, e essa é uma delas. É muito difícil ser instantaneamente boa em algo (muito mesmo!). Quando começamos algo achando que seremos boas automaticamente nisso, é muito provável que sentiremos frustação ao não sermos.
Além disso, temos também implantado na cabeça que tudo precisa ter retorno. Que você precisa ter likes, você precisa ganhar dinheiro, você precisa ter reconhecimento pelo seu hobby, e não! Você pode sim, ganhar dinheiro e ter reconhecimento, mas isso não tem que ser obrigatório. Você deve fazer porque gosta, e não por reconhecimento. Eu, por exemplo, nunca pensei em desistir de escrever por não ter likes ou visualizações em alguns textos que me esforcei pra escrever. Isso é algo que vem com o tempo, e se não vier, tudo bem! Eu escrevo porque gosto! Se as pessoas também gostarem, melhor ainda!
Esse é meu conselho pra ti: Faça o que ama porque ama. Se encontre em algo e faça porque gosta de fazer, não por likes, comentários e reconhecimento. Faça por lazer, por diversão, por entretenimento. E não se compare com pessoas que são “melhores” que você nisso.
É isso. Talvez eu nunca escreva tão bem quanto algumas pessoas da plataforma, mas escrever sempre me acolhe, mesmo quando todo o resto falha. Se você coleciona hobbies mal resolvidos, ou se já encontrou o seu, me conta. Te leio nos comentários. ♡
seu texto ficou muito bom!! é um assunto bem necessário, pois eu mesma ainda tenho esse pensamento de que "se não sou boa, não devo continuar" sendo que acabei de começar! parabéns pela escrita moça 🌹
Eu queria mt ter o hobby da leitura, mas eu não consigo, é como se eu ficasse cansada de ler aí eu paro. E tipo eu gosto de ler quando estou na escola e não em casa 🥺